quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Conhecendo melhor a EFRAM...





1 - O que é a EFRAM?

A Escola Franciscana de Meditação (EFRAM) é uma Associação de Fiéis cujos membros pertencem basicamente a duas categorias:
A) Diretores Locais: coordenam os grupos de meditação. São preparados e enviados para esse serviço pela Direção Geral da Escola;
B) Meditantes em geral: pessoas que livremente ingressam nos grupos de meditação e permanecem neles até quando achar necessário.


2 – Qual é a missão da EFRAM?

A missão específica da EFRAM é “praticar, ensinar e difundir” a meditação cristã de acordo com o antiquíssimo método da invocação do Santíssimo Nome de Jesus.


3 - Quem pode participar dos grupos de meditação?

Toda pessoa de boa vontade que queira aprender a rezar de modo contemplativo pode participar dos grupos de meditação.


4 - Às vezes o grupo de meditação é questionado porque não assume serviços pastorais específicos numa paróquia. Por que não o faz?

Em primeiro lugar, deve-se deixar claro que a Escola de Meditação já é um serviço oferecido aos fiéis seja numa paróquia seja em outro lugar. Quem coordena o grupo está exercendo uma missão específica: convoca, ensina e guia as pessoas interessadas no aprendizado da meditação. Cada meditante, por sua vez, é motivado a colocar-se a serviço do Reino de Deus onde quer que esteja. Antes de ingressar na EFRAM, os meditantes geralmente já assumiam trabalhos pastorais e continuarão a exercê-los de modo melhor e mais consciente. O catequista que vem para o grupo de meditação se tornará um catequista mais orante e mais capacitado para exercer o seu trabalho. O missionário que medita certamente terá muito mais gosto e disposição para levar o Evangelho a quem precisa. Enfim, todos os grupos pastorais de uma paróquia serão beneficiados pela presença de um grupo de meditação. A EFRAM não deseja que nenhum de seus membros se afaste do trabalho pastoral e evangelizador, porém esse serviço será assumido pessoalmente por cada meditante e não pelo grupo como tal.


5 - Onde pode haver um grupo de meditação?

Os grupos de meditação podem estar presentes em diversos lugares: comunidades cristãs, paróquias, casas de família, hospitais, colégios, empresas, etc. Para que haja um bom funcionamento de um grupo de meditação faz-se necessário um ambiente silencioso e com certa tranquilidade.


6 - Como fazer para formar um novo grupo de meditação?

Após a devida permissão da autoridade competente, a Direção Geral da EFRAM prepara a pessoa que vai coordenar o novo grupo e, em seguida, convoca os fiéis que desejam ingressar na EFRAM.



Frei Salvio Romero, OFM Cap.



Paz e bem



3 comentários:

  1. Boa noite. Paz e bem meu amigo. Faz anos que eu quero falar com você. Aqui é Carlinhos do recife seu coralista na igreja da Penha. Sinto muita saudade sua meu amigo. Por acaso eu descobri sobre a Efram a a partir de um video seu no youtube. Espero em Deus que esteja tudo bem. Não sei se você pode falar comigo. Mais se puder você pode me encontrar atraves do email: carlosluna79@gmail.com
    Que Deus lhe abençoe sempre. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Lovely sharing. Keep writing more. Thank you

    ResponderExcluir