quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Conhecendo melhor a EFRAM...





1 - O que é a EFRAM?

A Escola Franciscana de Meditação (EFRAM) é uma Associação de Fiéis cujos membros pertencem basicamente a duas categorias:
A) Diretores Locais: coordenam os grupos de meditação. São preparados e enviados para esse serviço pela Direção Geral da Escola;
B) Meditantes em geral: pessoas que livremente ingressam nos grupos de meditação e permanecem neles até quando achar necessário.


2 – Qual é a missão da EFRAM?

A missão específica da EFRAM é “praticar, ensinar e difundir” a meditação cristã de acordo com o antiquíssimo método da invocação do Santíssimo Nome de Jesus.


3 - Quem pode participar dos grupos de meditação?

Toda pessoa de boa vontade que queira aprender a rezar de modo contemplativo pode participar dos grupos de meditação.


4 - Às vezes o grupo de meditação é questionado porque não assume serviços pastorais específicos numa paróquia. Por que não o faz?

Em primeiro lugar, deve-se deixar claro que a Escola de Meditação já é um serviço oferecido aos fiéis seja numa paróquia seja em outro lugar. Quem coordena o grupo está exercendo uma missão específica: convoca, ensina e guia as pessoas interessadas no aprendizado da meditação. Cada meditante, por sua vez, é motivado a colocar-se a serviço do Reino de Deus onde quer que esteja. Antes de ingressar na EFRAM, os meditantes geralmente já assumiam trabalhos pastorais e continuarão a exercê-los de modo melhor e mais consciente. O catequista que vem para o grupo de meditação se tornará um catequista mais orante e mais capacitado para exercer o seu trabalho. O missionário que medita certamente terá muito mais gosto e disposição para levar o Evangelho a quem precisa. Enfim, todos os grupos pastorais de uma paróquia serão beneficiados pela presença de um grupo de meditação. A EFRAM não deseja que nenhum de seus membros se afaste do trabalho pastoral e evangelizador, porém esse serviço será assumido pessoalmente por cada meditante e não pelo grupo como tal.


5 - Onde pode haver um grupo de meditação?

Os grupos de meditação podem estar presentes em diversos lugares: comunidades cristãs, paróquias, casas de família, hospitais, colégios, empresas, etc. Para que haja um bom funcionamento de um grupo de meditação faz-se necessário um ambiente silencioso e com certa tranquilidade.


6 - Como fazer para formar um novo grupo de meditação?

Após a devida permissão da autoridade competente, a Direção Geral da EFRAM prepara a pessoa que vai coordenar o novo grupo e, em seguida, convoca os fiéis que desejam ingressar na EFRAM.



Frei Salvio Romero, OFM Cap.



Paz e bem



Nenhum comentário:

Postar um comentário