terça-feira, 7 de setembro de 2010

CRONOLOGIA DE SÃO FRANCISCO









1181 - 1182 - Nasce em Assis (Itália) o filho de Pedro Bernardone e Joana (conhecida também como Senhora Pica). No batismo recebeu da mãe o nome de João. Ao regressar de uma viagem, o pai deu-lhe o nome de Francisco. Seus pais são da classe da burguesia (comerciantes de tecido).



1194 - Nascimento de Clara, filha de Favarone e Hortolana (nobres de Assis).



1202 - Guerra entre os nobres de Assis aliados com a cidade vizinha de Perúgia e os burgueses de Assis. O jovem Francisco, com a idade de vinte anos, participa desta guerra visto que seu grande sonho era ser cavaleiro. Assis é vencida, e Francisco é feito prisioneiro. Após um ano de prisão, acometido por uma doença, Francisco é resgatado pelo pai.



1204 - 1205 - Numa segunda tentativa, Francisco parte para a guerra na Apúlia (sul da Itália). No caminho, na cidade de Espoleto, tem uma visão e decide voltar para Assis. É o início de sua conversão.



1205 - Francisco, em profunda oração, recebe a mensagem do crucifixo da igreja de São Damião: “Francisco, vai e restaura minha casa que, como vês, está toda destruída” (2Cel 10).



1206 - Francisco rompe com seu pai, despoja-se diante do bispo de Assis, Guido II, e depois, na cidade de Gubbio, presta serviços aos leprosos. De volta a Assis, veste um hábito de eremita e inicia a restauração da igreja de São Damião. Depois começa também a restauração da igreja de São Pedro e da Porciúncula.



1208 - No dia de São Matias (24 de fevereiro), Francisco ouve na Porciúncula o Evangelho do envio apostólico. Troca suas vestes de eremita por um hábito rude e torna-se um pregador itinerante. Pouco tempo depois recebe os primeiros companheiros: Frei Bernardo, Frei Pedro Cattani e Frei Egídio. Imediatamente saem a pregar e logo chegam novos companheiros.



1209 - Francisco e seus onze companheiros vão a Roma e recebem do papa Inocêncio III a aprovação oral da sua regra de vida. De volta a Assis, se estabelecem em Rivotorto, num tugúrio abandonado. No final deste ano ou no início do ano seguinte eles vão morar em Santa Maria dos Anjos (Porciúncula).



1210 - Iniciam-se os encontros e diálogos secretos entre Clara e Francisco: ele está com 28 anos e ela está com 16 anos.



1211 ou 1212 - Na noite de Domingos de Ramos, Clara foge da casa paterna e é acolhida por Francisco e seus frades na Porciúncula, onde ela se consagra ao Senhor. Antes de se instalar em São Damião, ela passa brevemente por dois mosteiros nas proximidades de Assis. Quinze dias após a fuga, Clara acolhe sua irmã Inês que também foge de casa para se consagrar ao Senhor.



1213 - O senhor Orlando Cattani, Conde de Chiusi, oferece a Francisco o Monte Alverne, para servir aos irmãos como eremitério.



1216 - Clara obtém do papa Inocêncio III o Privilégio da Pobreza e Francisco obtém do novo papa, HonórioIII, a indulgência da Porciúncula.



1217 - O Capítulo Geral da Porciúncula divide a Ordem em Províncias e os frades organizam as primeiras missões fora da Itália.



1219 - Francisco parte para o Oriente e chega a falar com o Sultão do Egito. Os frades que tinham ido para a África (Marrocos) sofrem o martírio. Motivado por este fato, Santo Antônio entra na Ordem Franciscana.



1220 - Francisco está na Terra Santa. A Ordem entra em um processo de crise e por isso Francisco retorna à Itália. Ele pede um cardeal protetor para a sua ordem e o papa nomeia para este fim o cardeal Hugolino. Francisco escolhe o Frei Pedro Cattani como o seu Vigário.



1221 - Morre o Frei Pedro Cattani. Frei Elias de Cortona é nomeado o novo Vigário de São Francisco. O papa Honório III aprova a Ordem Terceira de São Francisco. Morre São Domingos de Gusmão, grande amigo de São Francisco e fundador dos dominicanos.



1223 - Aos 29 de novembro, o papa Honório III aprova definitivamente a Regra de São Francisco (Regra Bulada). Na noite do Natal do Senhor, Francisco celebra em Gréccio o nascimento do Salvador diante de um presépio vivo.



1224 - Entre agosto e setembro, Francisco dirige-se ao Alverne com Frei Leão e Frei Rufino a fim de fazer uma quaresma de oração e jejum em honra de São Miguel. Na proximidade da festa da Exaltação da Santa Cruz, Francisco tem a visão do serafim alado e crucificado e, em seguida, surgem nele as sagradas chagas de Cristo.



1225 - A enfermidade dos olhos de Francisco piora muito. Ele faz vários tratamentos, mas nada adianta. Depois de uma noite de muito sofrimento, em São Damião, ele compõe o Cântico do Irmão Sol.



1226 - No final de agosto ou início de setembro, por causa de suas enfermidades, Francisco se hospeda por um tempo no palácio do bispo de Assis. Sentindo iminente a morte, Francisco pede para ser transportado para a Porciúncula. Na planície, abençoa a sua querida cidade. Nos últimos dias de sua vida, dita o seu Testamento. No dia 03 de outubro, à tarde, Francisco morreu cantando aos 44 anos de idade. No dia seguinte foi sepultado dentro da cidade de Assis, na igreja de São Jorge, mas antes o cortejo fúnebre passou por São Damião, para ser venerado por Clara e suas irmãs. Clara estava com 32 anos de idade.



1227 - Morre o papa Honório III e o cardeal Hugolino, protetor da Ordem de São Francisco, é escolhido para o pontificado recebendo o nome de Gregório IX. Reinaldo de Segni torna-se o novo cardeal protetor dos Frades Menores e das Damas Pobres (clarissas).



1228 - Gregório IX canoniza Francisco de Assis e o Frei Tomás de Celano escreve a primeira biografia do santo.



1230 - Transladação dos restos mortais de São Francisco para a basílica que estava sendo construída em sua honra.



1231 - Morrem Santo Antônio de Pádua e Santa Isabel da Hungria, padroeira da Terceira Ordem de São Francisco.



1240 - Pela oração de Santa Clara diante da Eucaristia, o mosteiro de São Damião é salvo das tropas de soldados sarracenos mercenários a serviço do imperador.



1241 - Assis é sitiada pelas tropas imperiais. Através das orações de Santa Clara e de suas irmãs a cidade é salva do ataque. Neste mesmo ano morre o papa Gregório IX, quase centenário.



1252 - Clara escreve sua Regra e obtém aprovação do cardeal protetor Reinaldo de Segni.



1253 - Dois dias antes de morrer, Clara obtém a aprovação pontifícia de sua Regra. No dia 11 de agosto ela morre em São Damião e é sepultada na igreja de São Jorge dentro da cidade de Assis. O papa Inocêncio IV com diversos cardeais estavam presentes nos funerais da santa.



1254 - O cardeal protetor da Ordem Franciscana (Reinaldo de Segni) é eleito papa com o nome de Alexandre IV.



1255 - Santa Clara é canonizada na cidade de Anagni pelo Papa Alexandre IV, provavelmente no dia 15 de agosto. É publicada sua Legenda, bem como a Bula de Canonização.



1257 - Mudança das irmãs do Mosteiro de São Damião para o protomosteiro, junto ao corpo de Clara.



1260 - O corpo de Santa Clara é transladado para a basílica construída em seu nome sobre a antiga igreja de São Jorge.


“Eu, Frei Francisco pequenino, quero seguir a vida e a pobreza de nosso Altíssimo Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe santíssima e perseverar nela até o fim; e rogo-vos senhoras minhas, e dou-vos o conselho para que vivais sempre nesta santíssima vida e pobreza. E estai muito atentas para, de maneira alguma, nunca vos afastardes dela por doutrina ou conselho de alguém.” (Última vontade escrita para Santa Clara)







Um comentário: