sábado, 7 de maio de 2022

 

EFRAM: texto formativo

 

Atenção e Intenção

 


 

Quem não gostaria de alcançar uma perfeita concentração na hora de meditar? Este é o sonho de qualquer meditante. Porém, nossa mente, sempre muito escorregadia, costuma vaguear o tempo todo. Durante a meditação, inúmeros pensamentos, imaginações, memórias e sensações costumam desviar a nossa atenção. Muitos iniciantes querem logo desistir, pensando que a meditação é algo reservado somente a quem possui dons ou qualidades fora do comum.

A Meditação Cristã, no entanto, não é apenas um exercício de concentração. Não basta prestar atenção. É preciso que haja uma vontade, um desejo, uma decisão de ficar na presença de Deus e de se abandonar em seus braços. Portanto, além da “atenção”, o meditante precisa ter a “intenção” de estar com Deus.

 

 

1- ATENÇÃO: Em qualquer método de meditação, o praticante procura manter sua atenção focada em algo determinado. Esta é a técnica comum a todos os métodos. De fato, ninguém medita a não ser prestando atenção. No caso da EFRAM, nossa atenção se volta ao Nome de Jesus durante todo o tempo da meditação.

Durante as atividades cotidianas, você nem percebe como a mente é barulhenta, inquieta e dispersiva. Esta realidade só é percebida quando paramos para meditar. Como proceder diante de tantas distrações? Não há uma solução fácil e definitiva. O segredo é não se deixar prender por elas. Com paciência e simplicidade, volte sua atenção para o Santo Nome, e as distrações passarão.

 

 

2 - INTENÇÃO – A meditação cristã não é apenas uma prática psicológica ou um exercício mental. Ela é sobretudo uma oração. Por este motivo, não basta uma perfeita concentração. Alguém sem nenhuma fé, por exemplo, também pode repetir o Santo Nome atentamente e, mesmo assim, tal exercício não se tornará uma oração. Para que seja uma verdadeira oração é necessário a “intenção” de se relacionar com Deus, de ficar em silêncio na sua presença e de se deixar conduzir por Ele. A “intenção” é um ato da vontade, um ato de fé, um desejo de estar com Deus. Sem ela a meditação se torna um exercício cujo objetivo é apenas o bem-estar físico, mental e emocional do praticante.

Mesmo que nos venha a faltar a devida concentração, nossa vontade pode manter a “intenção” de permanecer em silêncio na presença de Deus. Se nossa imaginação se comporta como uma louca e não consegue sossegar, mesmo assim poderemos permanecer com o firme desejo de estar com Deus. De que adiantaria invocar o Nome de Jesus com perfeita concentração, se viesse a faltar o desejo de estar com Deus?

 

É claro que meditar sem a desejada concentração não é uma coisa agradável. É, de fato, uma tarefa árdua e árida. Parece que estamos perdendo tempo e que não estamos na presença do Senhor. No entanto, o melhor remédio é não desistir e continuar apesar de tudo, confiando sempre no Senhor.

Ao invocar o Santo Nome, o meditante se une a Cristo e, com Ele, ao Pai no Espírito Santo. Este é o maior e melhor fruto da Meditação Cristã. Mesmo que haja muitas distrações, ela nos conduz a uma relação amorosa e filial para com Deus. Passamos a enxergar melhor a presença de Deus e o seu agir em nós e ao nosso redor.

 

A fidelidade aos momentos diários de meditação é sinal de que Deus é prioridade em nossa vida. Mesmo tendo tantas outras coisas a fazer, paramos e consagramos a Deus nosso tempo, nosso amor e nossa atenção.

Nossa comunhão com Deus é sempre um dom gratuito. Ela não é “resultado” de nossas orações ou da nossa própria vontade. Não é algo que conquistamos com nosso próprio esforço. O que está ao nosso alcance é apenas preparar o coração como se prepara um terreno para semear. Desta forma, estaremos mais receptivos para receber a Graça (de graça!) que é o próprio Deus.

 

A meditação deve ser praticada com simplicidade e humildade. Não exija de si mesmo uma perfeição técnica. Queira antes de tudo agradar a Deus e não a si mesmo. Somente a prática regular e contínua vai ajudar você a invocar o Nome de Jesus com amor e atenção.




 

Paz e bem!

Frei Salvio Romero, OFMCap.

Diretor da EFRAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário